Dia 10/11 (terça), às 18h, a empresária e presidente do Grupo Mulheres do Brasil Luiza Helena Trajano — também presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza — discutirá com um grupo formado por mulheres de múltiplas formações e origens, a possibilidade de elegermos campanhas femininas ainda neste pleito. No…


Em 1932 o então presidente Getúlio Vargas formalizou o direito das mulheres votarem com muitas restrições e 88 anos depois a situação ainda tem muito para melhorar

Após gerações de sufragistas (que começou com o fim do regime monárquico em 1889), as mulheres enfim puderam participar dos pleitos, porém, nem…


Uma das políticas que adotamos na plataforma 72 horas é a transparência no nosso processo de coleta de dados. Por isso, deixamos aqui perguntas frequentes e nosso contato para quem quiser entender ou saber mais plataforma.72horas@gmail.com

Qual a origem do dados apresentados na plataforma 72 horas? Todos os dados exibidos…


Confira as publicações, entrevistas, matérias e artigos sobre o 72 horas. Para contato com a imprensa, envie um email para omaisfranco@gmail.com ou para plataforma.72horas@gmail.com

Uol | 17/11/2020 — Flávia Biroli, Rachel Callai Bragatto e Luiza Jardim, do Observatório das Eleições apontam que as eleições municipais de 2020 tiveram recorde na…


A plataforma 72horas é uma iniciativa de especialistas no campo eleitoral, que conta com o apoio de organizações e movimentos. Confira quem somos!

Idealizadoras

Drica Guzzi é graduada em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, mestra e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP tendo como foco de pesquisa a apropriação dos…


Informações com base no Banco de dados do TSE


Quem, quanto e quando?* Atuando 2o anos com campanhas eleitorais, sempre me perguntei: “como acompanhar em tempo real o dinheiro investido em cada campanha?”

Sempre acreditei que saber os caminhos do dinheiro, poderiam nos mostrar onde podemos melhorar para que candidaturas realmente representativas fossem eleitas.

2018 o Fundo Eleitoral foi…


Desde 2016, a legislação eleitoral prevê o prazo de 72 horas para todas as candidaturas declararem quanto receberam de recursos financeiros em suas contas de campanha. Não é preciso esperar a eleição acabar para acompanhar a forma como o FEFC e FP são distribuídos.

Candidatas e candidatos, pesquisadores, cientistas, jornalistas…


2018 foi o primeiro ano do FEFC, Fundo Especial para o Financiamento de Campanhas, recém criado, ele representou 72% do total de recursos utilizados na campanha daquele ano. De acordo com dados da Justiça Eleitoral, as candidaturas femininas gastaram 22% dos recursos de campanhas, quando tinham direito a utilizar 30%.


A plataforma 72 Horas acredita que eleger mais mulheres é uma forma de estabelecer a democracia, não só pela igualdade de direitos, como pela representatividade necessária nos espaços de poder legislativo e executivo. a Por isso nossa plataforma /72 horas promove a educação política a partir da transparência de um…

Plataforma 72 Horas

A plataforma 72 horas promove educação política a partir da transparência de um dos elementos decisivos de uma eleição: o acesso aos

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store